Design é um processo criativo e ativo, que começa geralmente com uma ideia ou uma imagem mental.

O designer de Interiores é o profissional que elabora, projeta e acompanha a execução de projetos de interiores em espaços residenciais, comerciais, institucionais, promocionais e em vendas especializadas. O Design tem como objetivo proporcionar ao cliente um ambiente onde há coerência em cada móvel, no motivo ao qual aquele móvel está ali, onde foi colocado e não outro móvel e não em outro lugar.

O design de interiores consegue de uma forma mais harmoniosa criar e dar sentido ao espaço residencial ou comercial, por exemplo. No caso de um espaço residencial, o design de interiores consegue colocar no ambiente características de móveis e decoração em que o cliente se sinta confortável e à vontade, levando em conta que o projeto ficará a “cara” do cliente. No caso de um espaço comercial, o profissional leva em conta o público alvo a ser atingido, além dos produtos que estão sendo comercializados. Lembrando também das especificações que cliente quer, dessa forma o espaço fica exatamente coerente com objetivo do comercio ou até mesmo, salas de atendimentos. Há uma grande diferença entre o design e o arquiteto, que geralmente as pessoas não conseguem entender.

O design é o profissional perfeito para elaboração de toda circulação, decoração e funcionabilidade dos espaços que serão feitos internamente. Na maioria das vezes, na construção de uma casa ou uma reforma, por exemplo, o design e o arquiteto sempre trabalham em conjunto, pois o arquiteto cuida da parte estrutural da casa e espaços em questão e o design conclui com todos os objetos, criatividade, cores e objetivos o interior do espaço. Sendo assim, tendo esse profissional fazendo parte de todo interior de seu espaço, sem dúvida você ganhará e economizará, pois as escolhas de cada móvel e posição serão certeiras e trará a todos a alegria tanto esperada de mais uma realização tanto sonhada.