Jardins de inverno são opções para quem quer apreciar a natureza sem precisar sair de casa.

A ideia de trazer um pedaço da natureza para dentro de casa está conquistando cada vez mais espaço nas casas modernas. Os chamados jardins de inverno podem ser feito em diversos ambientes, como por exemplo, sala de estar, embaixo de escadas, sacadas e varandas, trazendo a sensação de tranquilidade e relaxamento para o local.

Trazendo a natureza para o lar

A decoração de um jardim de inverno deve estar em equilíbrio com o cômodo em que vai ser instalado, beleza e praticidade são fatores essenciais, mas é importante evitar os excessos, um jardim de inverno muito carregado faz com o que o local pareça apertado, além de ofuscar os outros elementos que compõem o ambiente.

O espaço reservado para o jardim de inverno pode ser coberto, ou aberto no caso de varandas e sacadas. Nas áreas internas, geralmente são cobertos com vidro ou pergolado, que permitem a entrada de luz e traz claridade para o lar.

Na hora de decidir quais as plantas irão compor o jardim, é importante escolher aquelas que se adaptam melhor e sejam mais resistentes, como por exemplo: cactus, espada de São Jorge, palmeira, antúrio, lírio e samambaia. Para o chão, existem diversas opções que combinam com diferentes ambientes. Para um ambiente mais rústico, pode se colocar um deck de madeira para dar um tom rudimentar à decoração. Já para ambientes mais simples e modernos as pedras brancas são as mais escolhidas.

Existem diversas formas de se criar um jardim de inverno, mas o que dará personalidade ao projeto é a criatividade, assim qualquer canto da casa pode se tornar um refúgio da cidade, onde é possível apreciar a natureza sem mesmo sair de casa.